Síntese (Dados do IBGE)
Tabela de Produtos
Capital |
Natal |
Área (km²) |
52.796,791 |
Número de Municípios |
167 |
População Estimada 2005 |
3.003.087 |
O Estado possui 410 km de praias:
Com 410 km de costa, o RN tem a maior densidade costeira do país. Vem daí sua vocação pesqueira e seus bons resultados na aqüicultura e na exploração turística, além do privilégio de agregar o maior pólo salineiro do Brasil. O clima é predominantemente semi-árido com temperaturas anuais que variam entre uma mínima média de 18,3º C e uma máxima média de 31º C, e possui a melhor qualidade de ar das Américas.
Calorosa recepção - Hospitalidade:
O povo Potiguar é famoso por receber muito bem os seus visitantes. A hospitalidade e a simpatia das pessoas fazem do Rio Grande do Norte uma das primeiras opções no roteiro das melhores viagens tanto para brasileiros quanto para estrangeiros.
Segurança:
Natal foi eleita a capital mais segura do Brasil em 2005. A constatação foi feita através de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Belezas naturais e temperatura agradável:
O sol constante e os 410km de praias limpas, coqueiros, lagoas e imensas dunas atraem turistas o ano todo para o RN. Em Genipabu, a 24km da capital, podemos encontrar as dunas mais famosas do país. Elas chegam a 50m e podem ser móveis, formadas só por areia ou fixas, cobertas pela vegetação rasteira. A temperatura média é de 26º C, o que permite a população aproveitar as belezas naturais do lugar o ano todo.
Infraestrutura
O Porto de Natal – O porto da cidade tem como destaque a exportação de frutas, a atividade correspondendo a 30% de toda a mercadoria exportada principalmente para a europa.
Aeroportos:
Aeroporto Internacional Augusto Severo - Localizado quase ao nível do mar (169 pés), com condições meteorológicas e geográficas favoráveis, o Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, fica a 18 quilômetros de Natal (RN). tem uma área de 11,3 mil metros quadrados e capacidade para 1,2 milhão de passageiros por ano. As instalações e os terminais de passageiros são climatizados através de equipamentos com capacidade de geração de 630 toneladas de ar frio.
Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – Esse é um projeto do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal e a Infraero. Com inauguração da primeira etapa prevista para o ano de 2009, o Complexo Aeroportuário da Grande Natal, mais conhecido como o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, terá, quando totalmente construído, capacidade para um movimento anual de 40 milhões de passageiros. Esta projeção é feita para o distante ano de 2020. Atualmente, o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, movimenta cerca de 18 milhões de passageiros por ano. Concebido para ser um dos mais modernos e maiores aeroportos de todo o mundo, o de São Gonçalo do Amarante tornará o hoje Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, uma mera estação de passageiros.
Centro de Convevções - Projetado para sediar Simpósios, Congressos, Seminários, Reuniões, Eventos Artísticos, Feiras e Exposições, o Centro de Convenções se encontra próximo a um complexo hoteleiro dos mais modernos, com bares, restaurantes, praias, shoppings, ciclovia, agências de turismo, locadora e uma infinidade de serviços.
Matérias Revista Exame / Anuário Turismo 2007/2008